Saudade – Aprenda a Enfrentá-la!

Saudade – Aprenda a Enfrentá-la!
4.7 (94%) 40 votos

Saudade é um sentimento que todos temos, querendo ou não, seja por alguma lembrança que você viveu, ou alguma pessoa que você não tem mais contato de alguma forma.

No entanto, não é saudável para nós o fato de anularmos o que estamos vivendo hoje, pois se nos prendermos ao passado que um dia nos fez bem, não estaremos livres para caminhar em frente.

Assim, escolhi algumas dicas que funcionam para administrar a saudade. Veja!

– Aceitação

Não é uma tarefa muito fácil para a maioria das pessoas, aceitar o que está vivendo, porém quando você não busca ajuda para gerenciar os sentimentos, torna-se escravo das emoções, ficando vulnerável às coisas externas.

Portanto, não tenha vergonha de admitir para si mesmo os seus sentimentos, não precisando ter raiva desses sentimentos, sabendo que o momento de tristeza vai passar.

– Agradecimento

Para muitos a saudade vem através de um adeus de alguém que não voltará mais, de uma forma ou de outra. Neste caso é importante você agradecer os momentos bons vividos e desejar tudo de bom para ela, sem ressentimentos.

Ainda que seja difícil, mas pelo seu desejo pessoal de construir novas vivências, essa dica vai te ajudar a ser mais feliz, para que você não acumule lembranças tristes.

– Tenha contato com pessoas amáveis

 Procure criar laços de amizades com pessoas que fazem a diferença na sua vida para melhor, sentindo que elas se encaixam no seu novo momento de vida.

Você vai começar a perceber que sua atmosfera vai mudar. Assim, se desvencilhando do velho homem e do seu passado.

Caso sinta que alguém não se encaixa mais no seu momento de vida atual, não se preocupe em se afastar, uma decisão sábia fará você mais feliz.

– Desapego Emocional

 Existem casos que nada podemos fazer, por exemplo, a separação com algum amigo, familiar ou cônjuge.

Praticar o desapego emocional nesses casos não é fácil, porém pode ser a melhor escolha para você deixar esse sentimento.

Isso não significa que você não deva buscar a restauração de um relacionamento, mas é somente uma sinalização que você deve buscar a alegria dentro de si (não é qualquer alegria, é a alegria que o mundo e as pessoas nunca vão te dar).

– Tenha verdadeiros amigos

A nostalgia às vezes é inevitável, nesse caso, nada melhor que ter grandes amigos capazes de lhe transmitir o que eles têm de melhor, havendo porém reciprocidade. Vivencie com eles momentos que vai te fazer crescer como pessoa e como amigo, saiba retribuir o que o outro de oferece de melhor, como ser um bom ouvinte.

– Faça algo novo, mas que goste e não porque os outros estão fazendo

Não fique relembrando o passado, isso levará você a um ciclo sem fim, realize algo novo.

Aproveite momentos simples, um passeio olhando os céus, a beleza da natureza, respire o ar, dê um sorriso, corra, brinque, solte gargalhadas na frente do espelho, para treinar seu cérebro e estimular a viver algo novo, faça exercícios, cante, dance, seja livre em Deus. (diga oh minha alma: cante ao Senhor!)

– Seu presente é o hoje

Não viva no passado, nem no futuro, saiba lidar com as emoções da sua vida, e extrair algo de bom no momento vivido, se você enxergar só o lado ruim, vai desprezar muitos aprendizados que podem ser utilizados na própria vida ou na do próximo, de forma que você da mesma maneira que foi consolado, console também, portanto se permita em sorrir hoje, e seguir para frente.

Ninguém prossegue para o novo, querendo viver o passado.

Não se derrama vinho novo em odres velhos! (Mateus 9:17)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui