Passageira é impedida de embarcar em avião por ser autista | Primeiro Impacto (12/09/19)

0

Uma passageira da Latam Airlines denunciou a companhia aérea, após ser impedida de embarcar por ser autista. Uli Firmino, de 26 anos, viajaria à Fortaleza para realizar uma cirurgia na gengiva, entretanto a viagem de 1h15 de duração não aconteceu.

Uli tem síndrome de Asperger, um Transtorno de Espectro Autista, o que não a impede de interagir com as pessoas. Observações apresentadas na laudo da neurologista solicitado pela companhia aérea. A auxiliar de veterinária foi impedida de embarcar mesmo assim.

Segundo a jovem, a confusão partiu da sua solicitação para trocar de assento por possuir sensibilidade auditiva, ela estava alocada próximo de uma das turbinas. A guichê questionou qual era a sua condição e ao informar que sofria de autismo leve, a representante informou que o embarque só seria autorizado com o laudo médico autorizando.

Sem estar com o laudo, Uli retornou à sua casa para buscar os documentos. Ao apresentar o laudo com o formulário MEDIF (Medical Information Form), foi surpreendida pela resposta da supervisora de que a empresa teria 72 horas para responde-lá – o voo aconteceria naquele dia.

O constrangimento e o sentimento de ter sido lesada, levaram Uli à recorrer ao Procon que, ao analisar o caso, autuou a Latam Airlines por cobrar documentos indevidos à passageira.

Após a multo aplicada pelo Procon, Uli conseguiu uma nova passagem para Fortaleza. A auxiliar também move uma ação por danos morais e materiais contra a empresa.

Em nota, a Latam informou que não houve qualquer tipo de descriminação no atendimento à passageira e se mobilizou para fazer o embarque de Uli, porém os procedimentos seguem regras especificas do setor para resguardar o bem-estar, saúde e segurança dos passageiros a bordo. Ainda de acordo com a companhia, o formulário para o transporte de pessoas com necessidades especiais deve ser enviado no máximo 48 horas antes do embarque para que médicos especializados avaliem a situação.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui