Dia a dia de um departamento pessoal

Dia a dia de um departamento pessoal
4.8 (95.65%) 23 votos

O Departamento pessoal desempenha funções e tarefas importantes para qualquer empresa, e ao contrário do RH que é um departamento voltado para as competências e habilidades dos funcionários em relação as funções que ele trabalha, o Departamento Pessoal cuida da parte burocrática e acompanha todas obrigações legais e trabalhistas do profissional.

O Departamento Pessoal é quem assegura que os deveres doprofissional em relação a empresa e os direitos que ele possui sejam cumpridose assegurados. Neste artigo, veremos como é o dia a dia de um DepartamentoPessoal, suas obrigações e os melhores cursos gratuitos na área.

Quais as obrigações de um departamento pessoal

Conhecido popularmente como DP, o Departamento Pessoal é a área de uma empresa que trabalha diretamente com a área burocrática tanto trabalhista como legal em relação aos direitos e deveres dos funcionários.

É ela que admite e registra profissionais, registrando carteira e liberando crachás para funcionários. O DP tem também a tarefa de integrar novos profissionais em suas áreas de atuação, auxiliando em sua adaptação na empresa com sucesso.

O Profissional de Departamento Pessoal, também deve estar atento a legislação trabalhista, com todas suas modificações e implantar essas alterações em toda parte burocrática da empresa, evitando assim problemas com órgãos trabalhistas do governo federal.

Folha de pagamento

A folha de pagamento também é uma obrigação que o Departamento Pessoal deve cuidar. Salário, benefícios como plano de saúde, vale alimentação, refeição e transporte, participação de lucros entre outros proventos, são determinados e calculados pelos profissionais desta área.

O controle de horário também deve ser algo que o Departamento Pessoal deve estar atento, pois é dever do profissional ´´bater cartão“ quando entra e sai da empresa todos os dias, porém é dever do DP observar e fazer o cálculo do salário, em cima dessa frequência laboral.

Férias

As férias é outra obrigação que o Departamento Pessoal tem por obrigação, e nesse caso esse departamento precisa estar com bastante atenção, já que dar férias para vários profissionais de uma área no mesmo período, poderá comprometer a qualidade do trabalho e também deixar férias vencerem, pode causar sérios problemas trabalhistas e financeiros para empresa.

Neste caso, o Departamento Pessoal deve trabalhar em conjunto com os gestores das áreas, pois estes estabelecem as melhores datas e quais os profissionais habilitados para ter as férias no período. Nesse caso a dica é negociar para não ter problemas futuros.

Desligamento e demissões

O desligamento da empresa acontece quando o empregado pede para ser demitido, e a demissão é quando a empresa o demite. Em ambos os casos é obrigação do Departamento Pessoal, concluir toda documentação do profissional e entregar a ele os cálculos de tudo que ele irá receber de direitos e também uma relação de seus deveres e serviços prestados.

FGTS

Outra obrigação do DP é calcular e gerenciar os pagamentos de contribuição do FGTS, já que é um dever da empresa pagar corretamente os valores mensalmente e tomar o cuidado para não haver falhas.

Impostos e sindicatos

Impostos, taxas e qualquer tipo de multa ou custo que a empresa seja obrigada a pagar, o Departamento Pessoal deve estar ciente. Além disso, é um dever do DP estar ciente de todas as ideias e decisões que sindicatos tomam e fornecem as empresas e trabalhadores.

Departamento pessoal: a alma de uma empresa

A empresa não funciona se não tiver um departamento pessoal ativo, arrojado e que exerce seu papel com qualidade e excelência. É a alma da empresa, já que é nele que estão contidos todos os documentos e arquivos que fazem dos funcionários e da instituição algo funcional.

Para se dar bem na área, é preciso conhecer bem o mercado, e curso online de Departamento Pessoal é um ótimo início e qualificaçãoprofissional, para começar na área com o conhecimento necessário e almejardegraus mais altos rumo ao seu objetivo profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui