Aprenda a gerenciar suas Emoções!

Aprenda a gerenciar suas Emoções!
4.7 (94.74%) 19 votos

Aprender a gerenciar os próprios sentimentos não é uma tarefa fácil, assim como compreender os sentimentos dos outros, porém alguns hábitos podem ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência.

Veja alguns:

– Preste atenção no seu corpo

Veja como seu corpo reage a certas emoções e como isso afeta o seu comportamento. Seja sincero e comece a avaliar suas ações.

Observe seu sistema nervoso, ele sinaliza o momento de você prestar mais atenção numa determinada situação, como sensações e sentimentos como calafrios.

– Não seja sufocado pelas emoções negativas

Não se perturbe tanto diante de uma situação negativa, tente se concentrar nas saídas do problema e não no problema em si, basta você procurá-las.

É importante você escrever seus pensamentos e sentimentos, pois conforme os visualiza pode descobrir algo que não havia pensado antes.

– Saiba lidar com o estresse e a ansiedade

Sempre na nossa vida vamos passar por momentos de estresse e ansiedade, porém é necessário ter equilíbrio e tentar manter a calma.

Uma das saídas é praticar algo que alivie esses sentimentos, como lavar o rosto com água fria, tomar ar fresco, evitar cafeína ou praticar exercícios.

– Comemore pequenas atitudes de mudança  

O processo de inteligência emocional acontece de maneira gradual, pode ser lento e varia de pessoa para pessoa.

Às vezes podem acontecer momentos que você tenha pensamentos saudáveis que se elevam na sua mente, porém da mesma rapidez que eles sobem, eles caem como uma onda, então tenha cuidado com isso, para achar que você não é capaz de sair desse ciclo e julgar a si, destruindo a possibilidade de mudança.

E uma dica valiosa é comemorar pequenas vitórias.

– Evite reagir

Torne o seu cérebro pensante, sabendo responder prudentemente, ao invés de ter um cérebro emocional que responde aos acontecimentos de forma mais rápida, se concentrando em suas ações e tendo consciência entre o responder e reagir.

Tenha um tempo para pensar, evitando reagir de maneira impulsiva e imediata.

– Seja empático

Entenda o próximo, se coloque no lugar do outro, para compreender como ele se sente ou se comporta de determinada maneira.

Se torne sensível e aberto, para as emoções do próximo, porém não sendo incoerente com seus valores e princípios, saiba separar os sentimentos.

– Saiba criar um ambiente agradável que seja contagioso

Faça do seu lar um ambiente que lhe ajude a criar momentos de alegria e descanso, onde outros sintam a paz e o seu amor.

– Não deixe de lado suas prioridades

É muito importante que você entenda que haverá momentos que deverá se posicionar no que diz respeito as suas metas e prioridades, isso significa que você vai discordar em algumas coisas com alguém ou dizer não para uma situação, assim se precavendo de coações e sentimentos de culpa.

Porém, é necessário saber a hora de mudar o seu foco, isto inclui reavaliar suas prioridades.

– Tenha novos comportamentos inteligentes

À medida que treinamos nosso cérebro com novos comportamentos emocionalmente inteligentes, ele constrói os caminhos necessários para transformá-los em hábitos.

Acima estão alguns hábitos que você pode seguir dentre outros que há, mas lembre-se você é responsável por aquilo que faz e o que pensa. Se renove a cada novo dia, e não desista de buscar a inteligência emocional, o que poderia chamar também de ser guiado pelo Espírito de Deus, para não ser tentado em satisfazer a vontade da sua carne.

A bíblia é o maior manual que vai lhe ajudar a como conduzir sua vida.

Tenha um novo começo, e um lindo dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui