9 Etapas Para Dar Início Ao Seu Negócio

9 Etapas Para Dar Início Ao Seu Negócio
4.9 (97.5%) 24 votos

Saiba como dar a largada em seu negócio seguindo essas 9 etapas fundamentais.

A ideia de começar um negócio quase sempre vem acompanhada de uma bagagem de sentimentos: entusiasmo, otimismo, ansiedade ou até medo. Essas sensações são naturais, mas as emoções negativas podem ser evitadas com passos simples e bem pensados.

Mais do que importante, é imprescindível ter um bom planejamento e condições para investimento. Também é necessário pensar nos detalhes, mesmo que eles representem burocracias e questões mais “chatas” que você gostaria de evitar.

É estando preparado para os possíveis percalços e conhecendo os processos indispensáveis para tirar seu projeto do papel que você irá atingir o sucesso tão sonhado. Confira abaixo 9 etapas fundamentais para dar a largada em seu negócio!

1. Comece Por Você

Iniciar o próprio negócio traz a vantagem de você ser seu próprio patrão, mas iniciar o próprio negócio também traz a desvantagem de você ser seu próprio patrão. Sim, isso mesmo que você leu!

Gerir o próprio negócio e trabalhar com autonomia nem sempre é tarefa fácil. Exige muita disciplina, jogo de cintura e responsabilidade.

Trace seu perfil profissional, descubra seus potenciais e os pontos que precisa desenvolver. Se você ainda não tem experiência ou conhecimento necessários para administrar um negócio, você pode aproveitar esse estágio inicial para investir em cursos e estudos.

Você estando preparado, todos os passos seguintes serão mais fáceis.

2. Trabalhe Suas Ideias De Negócio

Esse é o momento de você trabalhar suas ideias de negócio livremente. Reflita e faça questionamentos acerca das suas intenções, de como e onde suas ideias podem vir a acrescentar e onde você pretende chegar.

Aproveite para conversar com empresários e especialistas que você conhece e tem como referência.

É bastante importante que você esteja informado e ciente do mercado, tanto da área específica em que quer investir quanto num contexto mais geral.

3. Faça Uma Pesquisa De Mercado

Depois de trabalhadas as ideias, é fundamental que você faça uma pesquisa de mercado. Através dela que você conhecerá o meio que está adentrando, garantindo assim que você esteja preparado e não sofra com surpresas desagradáveis no futuro.

É importante que você saiba quem são seus concorrentes, a relação de oferta e procura de seu segmento, os pontos fortes e fracos do meio. Esta também é a etapa em que você precisa ter claro qual é seu diferencial.

Por que as pessoas deveriam contratar seu serviço ou comprar seu produto? É essencial ter essa resposta na ponta da língua e do lápis.

4. Escreva Seu Plano De Negócios

Dedicação, atenção e muito planejamento são norteadores nessa fase. Escrever seu plano de negócios é, em termos gerais, roteirizar e projetar seu empreendimento.

Através de um plano de negócios bem feito, você terá as informações necessárias para dar sequência e colocar em prática seu projeto.

Não há exigência de um número específico de laudas, mas se sugere que seja compacto, escrito de maneira objetiva, atrativa e flexível para alterações.

Você poderá usar seu plano de negócios não só como um guia, mas também como forma de conseguir parceiros e investidores em seu projeto.

5. Planeje e Organize As Finanças

É indispensável que você reserve um tempo para pensar nos investimentos financeiros de seu negócio.

Quanto será necessário para iniciar? Você possui esse valor disponível? Em quanto tempo você terá lucros?

Dependendo das respostas, talvez seja necessário que você busque alternativas de crédito e financiamentos.

Estude e conheça bem suas possibilidades, abra uma conta comercial e busque por parceiros ou investidores, garantindo assim a concretização de seus planos.

6. Fique Por Dentro Das Leis

Neste estágio você vai adentrar na parte burocrática e legal de sua empresa.

É fundamental que você conheça a legislação vigente em seu território (cidade, estado ou país) e que se adeque às exigências previstas nela.

A partir disso, você poderá tirar as devidas licenças e permissões para a execução de seu negócio.

Neste momento, inclusive, você poderá registrar seu nome comercial e garantir a exclusividade de sua marca.

7. Defina Seu Local De Trabalho e Equipe

Escolha onde será o local em que sua empresa ficará situada, pensando também nos equipamentos, móveis e suprimentos necessários para organizar e deixar o espaço pronto. Se seu negócio for do ramo virtual, você precisa definir por qual meio irá operar.

Além disso, é essencial ter em mente se você pretende trabalhar com uma equipe.

Se você optar por contratar funcionários, precisa estar adequado às exigências legais de contratação e preparado para alocá-los adequadamente em sua empresa.

8. Crie Seu Produto Ou Serviço

É hora de, finalmente, colocar a mão na massa. Depois de pensar em todo planejamento, refletir ideias, lidar com burocracias, executar um plano de negócios e trabalhar nas questões financeiras e de logística, chegou o momento de criar e realizar seus produtos e serviços.

Tenha um portfólio e modelos viáveis daquilo que você irá ofertar.

Esteja envolvido em todos os processos, desde o conceito à concretização, e garanta que o produto final esteja de acordo com seu planejamento e expectativa.

9. Promova e Divulgue Seu Negócio

Após finalizadas todas as etapas, inclusive a da concepção de seu produto/serviço, você precisa trabalhar em formas de promoção e divulgação de seu negócio.

Lembre-se, por mais que seu trabalho seja incrível, sem uma boa abordagem de marketing ele não desenvolverá com todo o potencial.

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes, busque por feedbacks e esteja aberto a investir no que está dando certo e mudar o que não funciona. É fundamental ser progressista a partir desse estágio.

Pondo em prática todas essas dicas e trabalhando sempre em melhorias e aprimoramentos, você verá seu sonho se tornando realidade e seu negócio se tornando um sucesso!

Artigo escrito por nosso convidado Nelson Willian Co-fundador da Agência WnWeb e Fundador do blog loja virtual info.

Desenvolvedor front-end, especialista em SEO, marketing digital e e-commerce. Atua na área desde 2011 e ama tudo isso e ainda plataforma open-source ;). Gostar de contribuir em fóruns, grupos de Facebook e com vídeos no youtube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui